quarta-feira, 17 de abril de 2013

A ARTE NO BRASIL DE NEISTEIN - LIVRARIA GIBRAN CALIL ATALLAH




José Neistein


A Arte no Brasil
dos primórdios ao século vinte
uma bibliografia seleta, anotada

Art in Brazil
From Its Beginnings to Modern Times
A Selected, Annotated Bibliography

Brazilian-American Cultural Institute, Inc.

Livraria Kosmos Editôra
São Paulo/ Rio de Janeiro
1997

  
A ARTE NO BRASIL DOS PRIMÓRDIOS AO SÉCULO VINTE
José Neistein
UMA BIBLIOGRAFIA SELETA, ANOTADA. Livro novo.
Encadernado, 21x28 cm, 535 pp. Ed. bilíngüe Português/Inglês. Washington/São Paulo: Brazilian American Inst./Livraria Kosmos, 1997.
Formato: 28,5 x 21,5 cm
Em muito bom estado de conservação.


"Arte no Brasil, dos primórdios ao século vinte: uma bibliografia seleta, anotada. Art in Brazil from lts Beginnings to Modern Times: a Selected, Annotated Bibliography" reúne 1.704 títulos resenhados, segundo o autor, sobre todos os períodos e áreas da história da arte no Brasil - arquitetura, urbanismo, pintura, escultura, artes gráficas, artes decorativas, tradições populares, tradições afrobrasileiras, tradições indígenas, cinema, caricatura, etc. Um trabalho realizado ao longo de quase vinte e cinco anos, cobre o período em que José Neistein foi o autor de resenhas de centenas de livros, desde inícios dos anos 70, quando passa a ser o editor contribuinte do Handbook of Latin American Studies, na Biblioteca do Congresso em Washington, tendo sido nesse trabalho o sucessor de Robert C. Smith e Mário Barata.

È claro que esta obra é indispensável para os colecionadores, pesquisadores e estudiosos do assunto. Isto porque nos indica racionalmente, pois também justifica, quais são as outras obras e autores que tratam do assunto. Podemos assim avaliar a qualidade e confiar, posteriormente, em críticos, jornalistas, escritores, etc. que se propuseram a delinear obras literárias em torno de tão vasto universo, o da ARTE BRASILEIRA.


 PV 100